25 de out. de 2009

Pãozinho integral


Depois de quatros dias de trabalho, longe dos meus sacos de farinha, estou de volta! E voltei bem acompanhada. O pão de hoje saiu meio as pressas, bem na louca, mas pelo jeito acertei (comi meio pão).

Modifiquei um pouco a receita porque não tinha muito tempo pra fazer e também porque não tinha muitos tipos de sementes aqui em casa. Na receita do Bertinet dizia pra fazer uma massa com farinha de trigo, sal, fermento e água e deixar fermentando por 6 horas. Mas como eu estou alimentando meu fermento e tenho que ficar jogando fora um pouco dele a cada dia, resolvi aproveitar isso e testar o resultado.

Daí fiz assim:

300g do meu fermento (já alimentado a mais de 6 horas)
700g de farinha de trigo
100g de fubá
50g de farinha de arroz
150g de farinha de trigo integral
250g de sementes misturadas (linhaça, gergelim, girassol e tudo mais o que você gostar)
30g de açúcar mascavo
20g de sal
20g de fermento fresco
700g de água

Misturei o meu fermento com a água e o outro fermento no bowl da batedeira e em outra bacia coloquei todos os outros ingredientes, menos as sementes. Liguei a batedeira e já adiconei os secos. Deixei a massa bater bem na batedeira e depois coloquei as sementes. Deixei misturei bem, fiz uma bola e deixei crescer por 45 minutos. Depois retirei a massa do bowl, fiz uma bola denovo e deixei crescer por mais 45 minutos.

Daí dividi a massa em 4 pedaços, moldei e coloquei nas formas retangulares. Deixei crescer por mais 1 1/2 hora (até ficar redondinho pra fora da forma). Assei por 3 minutos a 250C e o resto a 220C. Borrifei água assim que coloquei o pão no forno.

nham, nham =)

Um comentário: