11 de out. de 2009

Focaccia













Sabe como é cabeça de cozinheiro, né? Se entra uma dúvida ali, tem que acabar com ela rápido, testando, claro. Em um co
nversa via MSN com meu ex-colega de padaria em BsAs, Emma, surgiu a dúvida! Na focaccia, é melhor diferir ou não? Bom, vamos começar com a definição de diferir: é basicamente adicionar a gordura (azeite, óleo, manteiga, etc) depois de já desenvolvido o glúten. Se você adiciona a gordura na massa antes de trabalhar o glúten, essa gordura vai envolver o grão e dificultar o seu desenvolvimento.

Comecei com uma massa só na batedeira e logo depois de unida, dividi em dois pedaços. Metade ficou ali mesmo, já com o azeite (coloque a gordura antes de deixar o glúten se desenvolver) e a outra eu trabalhei bem na mão e depois adicionei o azeite (uma meleeeca).

Cresceram, foram pra forma, cresceram denovo, tudo separadas. E finalmente forno.
Depois comemos MUITO e claro, rolou uma enquete.
Qual a melhor? Sinceramente, não notei diferença. O que me deixou muito intrigada.. Não faz diferença colocar a gordura antes ou depois?! E o coitado do glúten que não vai conseguir se desenvolver??

Diante da dúvida, vocês já sabem que mais pra frente vai vir um outro post com o mesmo assunto. E enquanto isso, eu vou testando e lendo.

*Emma, juro que te respondo quando descobrir!


2 comentários:

  1. Querida Lu,
    Amooo seus paes!!!!! Me lembro do tanto de pao quente que comiamos nas bancadas do SENAC, saudades!
    Ando meio sumida do meu blog por pura falta de internet!!!! Agora vou voltar a postar as delícias desse país.Quando vc vem pra esses lados? Pra onde mesmo?
    Beijinhos
    Marininha

    ResponderExcluir
  2. Oi luu.... adorei seu blog, sempre gostei de pães!! estou em ribeirão sim... fazendo docinhos por aqui! vamos nos falando! saudadess

    Beijoo

    Marina.

    ResponderExcluir