12 de out. de 2009

Ciabatta

De longe o melhor pão até hoje. Mas também, quase 24 horas de dedicação.

Ganhei um livro novo e já me apaixonei! Tem como desgarrar do KingArthur?? É gigantesco, cheio de coisas legais e pelo jeito gostosas! A primeira escolhida foi a ciabatta, porque eu já estava louca pra fazer uma biga e um pão desses que leva um teeeeempo pra crescer. Adoro ficar o dia inteiro cuidando e olhando e mexendo. Ainda mais em um dia preguiça como hoje, com direito a dilúvios em São Paulo!

O trabalho começa na noite anterior, colocando 1/4 de colher de chá de fermento instantaneo, 1/2 xícara de água e 1 1/2 xícara de farinha de trigo em um bowl. Depois é só fazer uma bola com a massa e deixar descansar, coberta com um pano, até o dia seguinte (12 horas)


Com a sua biga pronta, é só fazer a massa. Coloque a biga em pedacinhos dentro no bowl da batedeira. Acrescente 1 colher de chá de fermento instantaneo, 2 colheres de chá de leite em pó, 1 1/2 colher de chá de sal, 3/4 de xícara de água (+3 colheres de sopa para lugares muito seco ou no inverno), 1 colher de sopa de azeite de oliva e 2 xícaras de farinha de trigo.

Ligue a batedeira, com a pá de bolo e bata por 3 minutos. Depois troque pelo gancho e bata por mais 10 minutos. A massa tem que estar bem pegajosa. Transfira a massa para um bowl untado com azeite, cubra com um pano e deixe descansar de 2 a 3 horas. É importante apertar a massa (com cuidado) com os dedos, para retirar o ar e dobrar a massa de 45 em 45 minutos.



Tranfira a massa para uma superfície untada e divida-a ao meio. Faça, com cada um dos pedaços, um formato retangular rústico, sem trabalhar muito com a massa. Coloque em uma forma com semolina, afunde seus dedos na massa, cubra com um plástico untado e deixe crescer até estar bem fofo (mais 2 ou 3 horas).

Uma hora e meia antes de assar o pão, ligue o forno a 220C. Use o spary para jogar água no forno e coloque o pão para assar. Jogar água mais 3 vezes durante os 10 primeiros minutos. Asse o pão no total de 25 minutos, ou até que esteja dourado.

Retire o pão das formas, desligue o forno e coloque-o denovo no forno, com a porta um pouco aberta, até que esfriem por completo. Polvilhe farinha por cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário