19 de out. de 2009

Operação sourdough parte 1

YEAH! Meu próprio fermento lindo, lindo, lindo! Estou tão emocionada! hahaha Ele come como louco e cresce em poucas horas!

A coisa toda pode parecer muito complicada, mas não é. Eu nem segui o roteiro 100% e deu certo (lembrando que sou um pouco perdida as vezes e me esqueci de alimentar o pobre coitado!)

Os passos do fermento e todas as dicas vou passando aos poucos, porque é muito detalhe e não estou a fim de passar 3 horas em um só post!

Vou começar com a receita do fermento:

primeiro dia

1/2 xícara de água a 30C
3/4 de xícaras de farinha de arroz
1/8 de colher de chá de melaço

Misture todos os ingredientes, cubra e deixe descansar por 24 horas a 30C. (eu coloquei em um pote ziploc grande e tampei)

segundo dia

1/2 xícara de água a 30C
3/4 de xícara de farinha de arroz

Jogue metade da mistura do primeiro dia fora e adicione os demais ingredientes. Misture tudo, cubra e deixe descansar por 24 horas a 30C.

terceiro, quarto, quinto e sexto dias

O livro fala que nessa etapa já devem estar aparecendo bolhas, mas no meu não tinha não! A partir de agora, você vai começar a fazer o fermento com farinha de trigo, e isso significa que vai estar alimentando o seu fermento, que já tem vida!
1/2 xícara de água a 30C
1 xícara de farinha de trigo
Jogue metade da mistura fora e adicione os demais ingredientes. Misture tudo, e deixe descansar por 8 horas a 30C. Repita o procedimento durante todos os dias, sempre respeitando o espaço de 8 horas.

Se você esquecer de alimentar seu fermento (como eu), não se preocupe, apenas siga os passos e continue alimentando como se nada tivesse acontecendo.

setimo dia (quase fabricando o mundo já)

Descarte 1/2 xícara do fermento, coloque-o em um recipiente grande e adicione:

1 xícara de água a 30C
2 xícaras de farinha de trigo

Limpe as bordas do recipiente, cubra e deixe descansar por 6 ou 8 horas. O fermento deve estar ativo, com bolhas. Quando estiver com o glúten desenvolvido (massa um pouco elástica).



*A partir daí você pode continuar criando seu fermento de duas maneiras:

temperatura ambiente

Alimente seu fermento uma vez por dia. Jogue fora 1/4 de xícara e adicione 1 xícara de água a 30C e 2 xícaras de farinha de trigo. Misture bem e cubra. Se você planeja usar o fermento no dia seguinte, alimente-o duas vezes, deixando-o crescer de 6 a oito horas, sempre.

na geladeira
Colocando seu fermento na geladeira, você só precisa alimentá-lo 1 vez na semana e para isso tire-o da geladeira e jogue fora 1/4 de xícara. Adicione 1 xícara de água e 2 xícaras de farinha de trigo. Misture tudo, cubra e deixe descansar a temperatura ambiente por 2 horas antes de colocar denovo na geladeira.

Se você quiser usar o seu fermento, deve retirá-lo da geladeira 3 dias antes disso. Alimente-o e deixe-o fermentar a temperatura ambiente por 24horas. No dia seguinte, alimente-o 2 vezes (12 em12 horas). No outro dia, alimente-o denovo e deixe descansar por 6 horas. Utilize o que necesitar para a receita , alimente o fermento, deixe a massa descansar por 2 horas a temperatura ambiente e depois ponha na geladeira.

O primeiro pão foi um integral, que já foi provado e aprovado. O segundo foi um de trigo branco, que está esperando para ser provado. E o terceiro está crescendo, é um com azeite e alecrim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário