3 de set. de 2009

Ai santo, que sumiço!




Hahaha! Depois de viajem, viajem, doença chata e preguiça, voltei à vida de padeira..


Pão integral, mas é do bertinet denovo! Decididamente o livro me encanta e eu não consigo me separar dele. Por sorte o Paladar lançou uma seleção de pestos na edição dessa semana que combinou feito mágica, delícia!


Receitinha do pão integral Bertinet:


- 300g de trigo integral

- 200g de trigo

- 9g de fermento fresco

- 2 colh. de sopa de sal

- 370g de água quase fria


*Misture as duas farinhas com o fermento (esfarelar bem). ligar a batedeira no número 1, adicionar o sal e a água.

*Mude para o número 2 e deixe batendo uns 10 minutos. Retire a massa do bowl, faça uma bola e deixe descansar 1 hora coberto com pano.

*Abra a massa com os dedos até formar um quadrado, sem pressionar muito. Junte as quatro pontas no centro, formando um quadrado rústico (hehehe) e deixe descansar por mais uma hora.

* Ligue o forno a 250C, faça os cortes no pão e ponha no forno. Use um borrifador para fazer vapor no forno e feche rápido pro calor não fugir!


Já o pesto de tomate, dei uma boa mexida na receita e ainda é muito simples de fazer!


- Tire a pele dos tomates no fogo, amasse a polpa com as mãos e leve ao fogo por mais ou menos 10 minutos. Em outra panela, coloque azeite e ervas frescas, leve ao fogo bem baixo e logo desligue (só pra aromatizar). Misture os dois, espere esfriar, coloque a sua castanha predileta e queijo parmesão ralados, tempere com sal e pimenta e festa!


Ciao!

2 comentários: