19 de ago. de 2009

L'epi


Num dia semi nublado, sem muitas coisas pra fazer, nada melhor do que fazer/comer uma baguette/epi. =)

não?
Comecei o processo as 12h e foi até quase as 17h porque fui fazer um teste de nível no inglês no meio do caminho, que quase acabou com meu pãozinho..
Outra vez a massa básica do Bertinet, que me encanta e é realmente muito boa. A parte boa é que é super fácil de fazer e fica perfeitinho (igual da padaria).
Dessa vez resolvi fazer na KitchenAid e nossa, bem mais fácil! Ainda mais depois de voltar da musculação.. haha
Bom, aí vai a receita da massa básica:
(no livro está em ounce, então troquei)

09g de fermento fresco para pães
510g de farinha de trigo
2 colheres de chá de sal
340g de água morna, quase fria


Na batedeira:

Misture bem o fermento na farinha e ligue a batedeira no número 1. Em seguida coloque o sal e a água. Deixe misturar um pouco e depois passe para o número 2. Deixe batendo por +/- 7 minutos, até que a massa não esteje tão líquida.

Coloque farinha na mesa, a massa por cima e forme uma bola, juntando as pontas de fora no centro. Coloque em um bowl fundo, tampe com pano e deixe em lugar fechado e quente por 1 hora.

Farinha na mesa, aperte a massa contra a mesa, com cuidado, formando um retângulo ou um quadrado. Dobre uma lateral até o centro, (mantendo o formato quadrado ou retangular) e depois o seu lado paralelo até a nova parede. Vai formar quase um "rocombole" e daí você vai cortar e pesar os pedaços. Eu pesei 3 massas de 300g.

Formar as bolas denovo (com o mesmo método da primeira bola) e deixar descansar uns 5 minutos. Repetir com as bolinhas de 300g o mesmo processo feito com a bola grande e agora esticar mais, formando uma baguette, ou um rolo comprido (do tamanho da sua forma).

Deixar crescer mais 45 a 60 min, jogar farinha por cima e aí fazer os cortes ou dar formato epi.
Assar a 250C e quando colocar os pães no forno, borrifar água para fazer vapor =)




Um comentário:

  1. Luuuu,
    Fiz esse seu pão! Delícia!
    Coloquei tomilho fresco.
    Só me perdi um pouco na hora das dobraduras, sou meio tosca pra entender!
    Bjinhos
    Marininha

    ResponderExcluir