21 de ago. de 2010

abóbora

Sou viciada em abóbora. Lembro da primeira vez que fui ao mercado em Buenos Aires, que vi uma cabochá. O pensamento logo foi: imagina viver sem cabochá que difícil! Já ali comprei um pedaço e fui pro meu micro lindo apto..

Depois, já em sampa, meu prof da academia (obrigada, Marcel!) ficou sabendo que fazia pão e encomendou um de abóbora. Abóbora? Nunca fiz, mas posso fazer. Porque não?

Depois de 2 testes achei a receita perfeita. Cuidado! Vicia e agrega quilinhos...

250g de cabochá cozida e escorrida
100g de leite
85g de açúcar
85g de óleo
30g de manteiga
600g de trigo (pode ser 400g integral e 200g branca)
5g de fermento instantâneo seco
1 ovo
8g de sal

- Bater a abóbora, o açúcar, o leite e o ovo com o fuet na batedeira até ficar bem cremoso e a abóbora desmanchar bem. Adicionar o trigo, o fermento e o sal. Bater com o gancho até que a massa esteja unida. Adicionar a manteiga derretida e o óleo, trabalhar a massa até estar bem lisa e desenvolvida.
- Fazer uma bola e deixar crescer até dobrar de volume. Dar o formato (eu sempre faço pão de forma) e deixar crescer até dobrar de volume.
-Ligar o forno no máximo e colocar os pães para assar (junto colocar o gelo). Abaixar a temperatura para 200C e terminar de assar.

Sabe o pão perfeito pra comer com manteiga e cafezinho? É esse! Aproveite..

Um comentário:

  1. El pan de zapallo es una delicia. Un tiempo trabajé en el puerto de Santa Fe y siempre pasaba una señora vendiendo sus panes caseros de zapallo y de chicharrón (torresmo). Yo era uno de sus mejores clientes. Un abrazo Luisa.

    ResponderExcluir