12 de nov. de 2009

Panettone

Chegando o natal, a gente começa a pensar nas guloseimas do fim do ano. Eu, a pedidos, começei com o panettone, que todos os anos fazemos e que já tive que aprender a gostar. Com vários livros novos e a cabeça bombando de idéias, tive que testar um receita diferente dessa vez.

O livro destinado a ficar sujo foi o King Arthur e a função durou dois dias.

BIGA
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de água
1/2 colher de chá de fermento seco instantaneo

MASSA
3 ovos grandes
1/2 xícara de manteiga sem sal
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/3 de xícara de açúcar cristal
5 colheres de chá de fermento instantaneo seco
1 1/2 colher de chá de sal
2 colheres de chá de essência de baunilha
1/8 de colher de chá de óleo de limão
1 1/2 xícaras de frutas secas

Misture os ingredientes da biga e deixe crescendo a temperatura ambiente, tampado, por 12 horas.

No bowl da batedeira, coloque a biga com todos os outros ingredientes (menos as frutas). Bata a massa até ficar macia. Boleie, coloque em um bowl untado com óleo e deixe descansar por 1 hora.

Adicione as frutas e misture até ficar bem distribuídas. Deixe descansar por 10 minutos e já divida em duas bolas. Coloque na forma de papel especial para panettone ou forma untada e deixa crescer por mais 2 horas.

Ligue o forno a 180C e asse por 45 minutos, colocando um papel alumínio por cima nos últimos 15 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

3 comentários:

  1. Lú Querida,
    Amei os blogs que me passou, são mesmo muito fofos!
    Estava pensando em você quando vi o seu comentário! Voltamos ontem da Itália e só lembrei de você por lá! As massas são mesmo maravilhosas, só fiquei meio chocada que nas refeições eles quase não oferecem pão fresco! Normalmente tem grissinis (muuuito bons, alias!) mas desses industriais e uns dois pães desses meio requentados pela 10 vez.
    Não sei se foi a região ou eu que não dei muita sorte!
    Mas os Risotos e massas em geral estavam muito bons, estava na época de cogumelo Porcini, e pude come-los frescos. São MARAVILHOSOS!
    Amei essa sua receita de Panetone, fiquei lembrando do quanto eu comi do Chocotone que fizemos no SENAC (pra variar comi muito mesmo!!!) Vou tentar fazer aqui, apesar de não ter batedeira!!!
    Como está tudo por ai? Estou com saudades!
    Mais uma vez obrigada pelas dicas dos blogs, muito fofa você!
    Beijinhos
    Marininha

    ResponderExcluir
  2. Lu querida,
    Fiz o pão com fermento, sem medo e foi uma bela aventura, a massa da challah é mais mole que a do brioche, mas parecia que vc tava ali do meu lado, dizendo: "vai que dá, sem medo, o pão sempre fica bom, mesmo colocando água a mais!!", e não é que ficou bom, tudo bem que o primeiro parecia uma pedra, mas também fermento a menos é meio impossível de dar certo!
    Mas aqui em Portugal a farinha não é tão espetacular como a da Itália e a da França, trouxe uma da França que é o máximo!
    E acabei (nesse minuto!) de ganhar o livro Dough do Bertinet, to TÃO FELIZ!
    Vem logo pra cá pra me ajudar!
    Bjinhos
    MArininha

    ResponderExcluir