6 de jul. de 2010

Tudo velho, tudo louco, nada muda.

Pois é.. Tem umas coisas que me revoltam nesse mundo. A falta de respeito com a minha profissão é uma delas. Eu sei o que tem de errado, mas é tanta coisa junta, um emaranhado de ignorância e displicência que dá nojo e vontade de fugir. Será que um dia vamos poder nos dar ao luxo de enviar uma solicitação de emprego e receber uma resposta decente, mesmo sendo um não? Ou de não ser tratado como "o que precisa do emprego e vai fazer de tudo pra consegui-lo"????

É uma bosta! Ir ao mercado e não encontrar produtos, ir a uma entrevista e se sentir um idiota, tentar trabalhar em lugares realmente bons (na frente e atrás do balcão) e nunca encontrá-los! Acho que simplesmente não existem... Será que sonho demais? Ou está todo mundo louco? Queremos mudar os padrões e abandonar o velho ou nada nunca vai melhorar?

Sempre me pergunto qual é a solução, como podemos mover, cada um o seu famoso grãozinho até conseguirmos fazer um pão decente?

Segue a receita do pão de azeitonas, só pra tentar relaxar...

Olive Levain - Local Breads/Daniel Leader

350g/ 1 1/2 xíc de água
350g/ 21/4 xíc de farinha de trigo branca
120g/ 3/4 xíc de farinha integral
30g/1/4 xíc de farinha de centeio
125g/ 1/2 xíc de levain
10g/ 1 1/2 colh. de chá de sal
300g de azeitonas pretas e verdes

Misture as farinhas com a água e deixe descansar 20 minutos. Adicione o levain e o sal e trabalhe a massa na batedeira por 8 a 9 minutos em velocidade 4. Quando a massa já estiver uniforme, adicione as azeitonas sem caroço e picadas. Bata até que a massa volte a ficar uniforme.
Deixe a massa fermentar por 1 hora - não vai ser visível o crescimento. Retire a massa do bowl e dobre ao meio com as mãos. Coloque denovo no bowl e deixe crescer mais 2 ou 3 horas.
Dê o formato desejado a massa e coloque pra crescer em um banneton ou em uma bacia pequena coberta com um pano de prato e farinha. Essa massa deve crescer mais 1 ou 2 horas.
Tranfira a massa para a forma e coloque para assar em forno já aquecido a 230 C. Não esqueça do gelo pra fazer vapor!


* Alguém aí já visitou o banheiro de funcionário de algum restaurante? Já viu um que preste? Eu não!

Um comentário:

  1. sem comentários sobre os pseudo-banheiros de funcionários!!! MEDO!
    sobre seu desabafo....eu te entendo...mas você chega lá, você é nosso exemplo de perseverança no mundo dos pães!
    sobre esse pão maravilhoso, eu to BABANDO por uma fatia dele...
    sobre o blog q vc me mandou, que sonho...
    saudades e guenta firme ai que eu to chegando!
    bjbjbj

    ResponderExcluir