8 de jul. de 2010

o som do pão

Não sei se já falei disso aqui, mas hoje preciso "tratar do assunto"..

Sabe aquela frase que diz que de louco cada um tem um pouco? Todas as vezes que ouço o som do pão, logo depois de sair do forno me lembro dela. Já viu alguém abrir um sorrisão e sentir uma alegria inexplicável só de escutar as rachadurinhas do pão estralarem ao esfriar?


Na França me sentia uma retardada quando tirávamos aquele monte de pão do forno a lenha e eles começavam com a cantoria. É lindo. E me emociona de verdade.. incrível! Daí, depois de uns dias sofrendo com a "profissão maldita", com o coração ainda amargurado, dá o click na cabeça de que isso tem que estar presente na minha vida, tem que ser minha profissão mesmo.. será?


900g de farinha de trigo branca (usei farinha italiana)
120g de farinha de centeio integral
600g de água
360g de soursough
23g de sal

-Misture as farinhas, a água e o sourdough e deixe descansar por 30 minutos (autolise). Adicione o sal e continue trabalhando a massa em velocidade média por 3 a 4 minutos.
- Coloque a massa em um bowl untado com óleo e deixe crescer por 2 1/2 horas, dobrando a massa de 1 em 1 hora. Transfira a massa para uma superfície e divida em peças de 400 e 500g.
- Faça bolas, cubra com plástico e deixe descansar por 15 minutos. Dê o formato desejado ao pão, cubra com um plástico e deixe crescer.


- Para crescer, temos 2 opções: -Deixar a temperatura ambiente por 2 a 21/2 horas e assar. - Deixar a temperatura ambiente por 1 1/2 hora e depois colocar na geladeira por mais 2 a 16 horas e assar.

2 comentários:

  1. Gosto tanto de você, Luisa!
    Saudades,
    Helena

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Pensei que só eu fosse doida com essa história de pão cantando ao sair do forno. Amei seu relato - me fez sentir menos maluca... kkkk.
    Maravilhoso seu pão, vou testar.
    Bj.
    Luciana Leal

    ResponderExcluir