19 de mai. de 2010

mistureba danada

Estudando minhas opções ontem a noite decidi inovar (coisa que já sabia, mas que aperfeiçoei com Viola). Porque não fazer uma biga de centeio? E depois fazer com ela uma ciabatta de centeio??

A receita base foi também do livro novo, porque quando eu invoco com alguma coisa é bem difícil de conseguirem mudar meu rumo. Também porque meu levain está crescendo muito lindo e formoso, mas ainda não está pronto para que possa testar os pães da Itália e França..

*Fiz também um pão de forma com a massa.

Ciabatta maluquinha

BIGA
Água morna 65g
Fermento instantâneo 2g
Farinha de centeio 100g

Misturar tudo, sovar por 2 minutos, colocar em um bowl e tampar com filme plástico. Deixar a temperatura ambiente por 1 hora e depois na geladeira por mais 8 a 16 horas.

MASSA
Biga 167g
Água morna 425g
Fermento instantâneo 10g
Farinha de centeio 250g
Farinha de trigo branca 250g
Sal marinho 10g

Coloque a biga no bowl da batedeira e adicione a água, misture um pouco e adicione todos os outros ingredientes. Ligue a batedeira na velocidade média-alta e deixe por mais ou menos 15 minutos. Cuidado que a massa se anima e começa a escalar o gancho!!!

Transfira a massa para um bowl untado com óleo e deixe descansar até que triplique de volume. Divida a massa e dê o formato de ciabatta ( cortar em retangulos a massa e esticar com as maos, formando um retangulo grande, colocar em um pedaço de papel e afundar com as pontas dos dedos toda a massa). Tampar a massa com filme plástico e deixar crescer mais 30 ou 40 minutos.

Ligue o forno 1 hora antes de assar e coloque uma forma vazia dentro. Quando o forno estiver aquecido, coloque os pães dentro e depois 2 pedras de gelo na forma vazia.

*Coloquei semente de girassol, flocos de aveia e grão de trigo- que deixei de molho em água muiiito tempo. Fiz também um pão de forma com a massa.


É bem triste, mas o livro sempre manda usar a pedra pra assar os pães, mas claro que no Brasil é muito caro e não tive força suficiente para trazer a tal pedra da Alemanha.. Quem sabe um dia eu asso meus pãezinhos todos os dias em uma pedra assim ou em um forno a lenha! Sonhar não paga e faz bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário