Como todos os que viveram toda sua vida em um país tropical, eu não estou acostumada com a neve e muito menos em subir montanhas cobertas por ela.. Não sei o que fazer com todas aquelas roupas (nem me mover dentro delas), lidar com o frio, e muito menos perder o pé + perna de vista depois de pisar no lugar errado, do jeito errado. Hoho E é justamente por isso que é incrivel sair do seu buraco e se enfiar em outro, descobrir os picos que o mundo tem por aí.
O destino foi uma estação de ski aqui pertinho, onde deixamos o carro e seguimos a pé, com o trenózinho sendo puxado pela corda, feito cachorro. A caminhada foi longa, mas muiiito gostosa, com algumas paradas para guerras pessoais com neve e fotos. Mas o melhor ainda estava por vir.. Lá em cima, quase no topo, tinha um restaurante com cara de típico nos esperando, com um salão super aquecido e uma cozinha prontinha pra nos soltar delícias germânicas..
A escolha foi simples: 1 tagessuppe, 1 belchenpfännle e claro, um apfelschorle de meio litro pra beber! Só a língua é que é complicada! Ûhh.. Tagessuppe é uma sopa, bem simples, com verduras picadinhas, um caldo bem lindo. O diferente é que tem também um "macarrãozinho"dentro, mas como uma pancake cortada em fatias (como spaghetti). Perfeita para recuperar as energias da subida e esquentar um pouco.Belchenpfännle era um spätzel, com frango, pimentão, cenoura, creme de leite e muita pimenta- vários grãos inteiros espalhados por ali, esperando pra matar minha boca. hahaha Bem gostoso!
Dando início a minha volta pela Europa, eis que encontro o carnaval denovo. Sim, atrasado.. Na cidade de Basel/Basiléia o carnaval é comemorado uma semana depois do resto do mundo, e começa (pontualmente) as 04 da matina de domingo - pós quarta feira de cinzas.A confusão de datas se deu em 1901, quando o carnaval católico foi remarcado para uma semana antes devido a retirada dos domingos na conta da quarentena. Então, com as duas datas de carnaval disponíveis, o povo da Basiléia decidiu "enfrentar" a igreja católica e criou o conhecido hoje como o único carnaval protestante do mundo.O desfile é lindo, todas as luzes da cidade são apagadas e entram em ação os grupos com suas lanternas, flautas e máscaras, que seguem assim até acabarem as forças, por todo o centro, sem uma fila organizada. Choveu a noite toda e o frio, no fim, estava um pouco demais.. A solução foi tomar uma mehlsuppepra esquentar a alma. E como isso me caiu bem, incrivelmente às 06 da manhã, acompanhado de um pãozinho integral pra completar.
Sopa de Farinha
- 3 colheres de sopa de manteiga - 4 colheres de sopa de farinha de trigo - 1 cebola pequena - 4 xícaras de água - 2 xícaras de caldo de carne - sal, pimenta, noz moscada, manjerona - queijo parmesão
Coloque a manteiga e a farinha em uma panela e mexa bem até que fique escuro. Adicione a cebola e mexa até estar dourada. Coloque a água e o caldo e deixe cozinhar por 45 minutos. Tempere e sirva com queijo ralado.
"Renova-te.
Renasce em ti mesmo.
Multiplica os teus olhos, para verem mais.
Multiplica os teus braços para semeares tudo.
Destrói os olhos que tiverem visto.
Cria outros, para as visões novas.
Destrói os braços que tiverem semeado,
Para se esquecerem de colher.
Sê sempre o mesmo.
Sempre outro.
Mas sempre alto.
Sempre longe.
E dentro de tudo."