29 de out. de 2009
100% integral
A tentativa da vez foi fazer um 100% integral e deu super certo. A receita é do Bertinet dessa vez e valeu a pena voltar as origens :)
Fiz um sanduíche com alface, cenoura, peito de peru e azeite (claro) pra seguir a linha saúde academia, que estou adorando! Ficou ótimo, só teve um problema: comi além da conta! haha
Tem um pré-preparo:
5 g de fermento fresco
255g de farinha de trigo integral
255g de água morna
Misturar tudo e deixar crescendo de 3 a 5 horas, tampado com prato.
255g de farinha de trigo integral
5g de fermento fresco
2 colheres de chá de sal
85g de água morna
Misture o poolish (pré-preparo) com os demais ingredientes e faça a massa. Boleie, deixe crescer por 15 minutos, divida em 2 bolas e deixe crescer por mais 15 minutos.
Dê o formato, coloque em forma de pão de forma e deixe crescer por 1 hora! Asse a a 250C, com spray (vapor) de 30 a 35 minutos.
27 de out. de 2009
Pra matar a saudade II
E adivinha o que eu resolvi fazer pro jantar? Pancakes! =) Pensei que fazer/quebrar/comer panquecas sozinha
fosse um pouco chato, mas não é não.
Eu já tinha o purê de maças que comprei na semana passada e improvisei um salgado com presunto e alface. Pra continuar seguindo minha querida dieta sem leite, usei o de cabra e até que ficou bom! Fiz meia receita da Nigella porque a foto do livro é muito apetitosa. Deram 3 panquecas, 1,5 doce e 1,5 salgada. Huuuummm!
Receita:
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento royal
1 pitada de sal
1 colher de chá de açúcar
2 ovos grandes batidos
2 colheres de sopa de manteiga (derretida e gelada)
1 1/3 de xícara de leite
manteiga para a panela (fiz com óleo =/)
Não precisa explicar como que faz, né?! Até um boludo sabe fazer! hahaha ;)
25 de out. de 2009
Pãozinho integral
100g de fubá
19 de out. de 2009
Operação sourdough parte 1
Os passos do fermento e todas as dicas vou passando aos poucos, porque é muito detalhe e não estou a fim de passar 3 horas em um só post!
Vou começar com a receita do fermento:
18 de out. de 2009
Tô gordinha!
Bom, o resultado, claro, sou eu passando mal aqui na frente do pc. Mas tudo bem, amanhã tem aula de pilates e tenho certeza que gasto tudo ;)
Vamos ao que interresa.
Massa
2 xícaras de blueberry congelado ou fresco
3/4 de xícara de açúcar
4 colheres de sopa de manteiga
1 ovo grande
1/2 xícara de leite
2 xícaras de de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
1/4 de cardamomo em pó (opcional)
1 colher de chá de extrato de baunilha
Farofa
3/4 de xícara de açúcar
3/4 de xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de canela
2 a 3 colheres de chá de zester de limão
1/2 colher de chá de sal
5 1/3 colheres de sopa de manteiga
Bater a manteiga e o açúcar e depois de adicionar o ovo, bater por mais 1 minuto. Ir colocando na batedeira, alternadamente, o leite e os ingredientes secos peneirados. Depois de bem misturados, adicionar o blueberry e mexer.
Colocar em um recipiente pequeno o açúcar, a farinha, a canela, o limão e o sal. Adicionar a manteiga e misturar os ingredientes com as mãos. Fazer uma farofa.
16 de out. de 2009
Pão Italiano
BIGA
1 xícara de água a 18C
2 xícaras de farinha de trigo
1/4 de colher de chá de fermento instantâneo
MASSA
1/2 xícara de água a 18C
2 a 2 1/2 xícaras de trigo
2 colheres de chá de fermento instantâneo
1 1/2 colher de chá de sal
POR CIMA
1 ovo levemente batido com 1 colher de sopa de água
gergelimMisture os ingredientes da biga e deixe descansar de 12 a 16 horas, tampado.
Adicione a água a biga e bata até ficar uniforme. Adicione os demais ingredientes e bate por 3 minutos. Deixe crescer em um bowl untado por 1 1/2 hora e de 30 em 30 minutos abaixe a massa com os dedos e dobre-a por cima dela mesma.
Ligue o forno e dê o formato a massa. Coloque-a na forma untada, cubra e deixe descansar por mais 1 1/2 hora. Pincele a massa com o ovo e espalhe o gergelim por cima. Asse por 20 ou 25 minutos.
*Eu coloquei vapor nesse pão, acho que dá mais casquinha.
Comi com presunto de parma (aiaiai, Parma!) e mortadela! Bommm..
15 de out. de 2009
Cinnamon Buns
2 colheres de chá de fermento instantâneo
2 colheres de sopa de leite em pó
1 1/4 colher de chá de sal
1 ovo grande mais água suficiente para completar 1 xícara de água
1 colher de chá de extrato de baunilha
2 colheres de sopa de manteiga
RECHEIO
1/4 de xícara de manteiga pomada
3/4 de xícara de açúcar misturado com 1 colher de sopa de canela
1/2 xícara de nozes, uvas passas ou chocolate
COBERTURA
2 colheres de sopa de água
1 xícara de açúcar de confeiteiro
12 de out. de 2009
Ciabatta
Ganhei um livro novo e já me apaixonei! Tem como desgarrar do KingArthur?? É gigantesco, cheio de coisas legais e pelo jeito gostosas! A primeira escolhida foi a ciabatta, porque eu já estava louca pra fazer uma biga e um pão desses que leva um teeeeempo pra crescer. Adoro ficar o dia inteiro cuidando e olhando e mexendo. Ainda mais em um dia preguiça como hoje, com direito a dilúvios em São Paulo!
O trabalho começa na noite anterior, colocando 1/4 de colher de chá de fermento instantaneo, 1/2 xícara de água e 1 1/2 xícara de farinha de trigo em um bowl. Depois é só fazer uma bola com a massa e deixar descansar, coberta com um pano, até o dia seguinte (12 horas)
Com a sua biga pronta, é só fazer a massa. Coloque a biga em pedacinhos dentro no bowl da batedeira. Acrescente 1 colher de chá de fermento instantaneo, 2 colheres de chá de leite em pó, 1 1/2 colher de chá de sal, 3/4 de xícara de água (+3 colheres de sopa para lugares muito seco ou no inverno), 1 colher de sopa de azeite de oliva e 2 xícaras de farinha de trigo.
Ligue a batedeira, com a pá de bolo e bata por 3 minutos. Depois troque pelo gancho e bata por mais 10 minutos. A massa tem que estar bem pegajosa. Transfira a massa para um bowl untado com azeite, cubra com um pano e deixe descansar de 2 a 3 horas. É importante apertar a massa (com cuidado) com os dedos, para retirar o ar e dobrar a massa de 45 em 45 minutos.
Tranfira a massa para uma superfície untada e divida-a ao meio. Faça, com cada um dos pedaços, um formato retangular rústico, sem trabalhar muito com a massa. Coloque em uma forma com semolina, afunde seus dedos na massa, cubra com um plástico untado e deixe crescer até estar bem fofo (mais 2 ou 3 horas).
Uma hora e meia antes de assar o pão, ligue o forno a 220C. Use o spary para jogar água no forno e coloque o pão para assar. Jogar água mais 3 vezes durante os 10 primeiros minutos. Asse o pão no total de 25 minutos, ou até que esteja dourado.
Retire o pão das formas, desligue o forno e coloque-o denovo no forno, com a porta um pouco aberta, até que esfriem por completo. Polvilhe farinha por cima.
11 de out. de 2009
Focaccia
Sabe como é cabeça de cozinheiro, né? Se entra uma dúvida ali, tem que acabar com ela rápido, testando, claro. Em um conversa via MSN com meu ex-colega de padaria em BsAs, Emma, surgiu a dúvida! Na focaccia, é melhor diferir ou não? Bom, vamos começar com a definição de diferir: é basicamente adicionar a gordura (azeite, óleo, manteiga, etc) depois de já desenvolvido o glúten. Se você adiciona a gordura na massa antes de trabalhar o glúten, essa gordura vai envolver o grão e dificultar o seu desenvolvimento.
Comecei com uma massa só na batedeira e logo depois de unida, dividi em dois pedaços. Metade ficou ali mesmo, já com o azeite (coloque a gordura antes de deixar o glúten se desenvolver) e a outra eu trabalhei bem na mão e depois adicionei o azeite (uma meleeeca).
Cresceram, foram pra forma, cresceram denovo, tudo separadas. E finalmente forno.
Depois comemos MUITO e claro, rolou uma enquete. Qual a melhor? Sinceramente, não notei diferença. O que me deixou muito intrigada.. Não faz diferença colocar a gordura antes ou depois?! E o coitado do glúten que não vai conseguir se desenvolver??
Diante da dúvida, vocês já sabem que mais pra frente vai vir um outro post com o mesmo assunto. E enquanto isso, eu vou testando e lendo.
*Emma, juro que te respondo quando descobrir!
7 de out. de 2009
Já é Outubro.
Já fizeram pão de semolina? Eu tenho um pouco de dificuldade com a semolina no pão. Sempre fica pesado, meio borrachudo, sei lá.
Daí, no domingo decidi tentar denovo, e adivinha no que deu? pesado, borrachudo, esquisito! hahaha Bueno, o importante é seguir tentando!
Adaptei uma receita:
300g de semolina
200g de trigo
fermento fresco
2 colh. de sopa de sal
370g de água quase fria
bate, descansa, dá formato, descansa, forno!
Alguém aí dá alguma dica?