Lages/SC
Nada paga um feriadinho na serra catarinense, com friozinho e pinhão. Na gana de fazer pão e não comer muito, adoro uma aglomeração de pessoas querendo provar as novidades. =)
Fiz um pão de pão, sem frescura, só uma bigazinha pra dar aquele toque especial. Tudo na invenção, cansada e depois de comer um X do Xixão. Nham!
BIGA
300g farinha de trigo
200g de água morna
3g de fermento seco instantâneo
Misturei tudo, ficou bem úmida a massa. Resolvi ver o que acontecia, então tampei o bowl com filme plástico e deixei fora da geladeira a noite toooda. Acho que deu certo porque estava bem frio, tipo 10C e a biga não cresceu demais até ficar azeda.
PÃO
Adicionei 700g de farinha de trigo, 2 colheres de sopa de sal e 7g de fermento instantâneo seco. Misturei tudo, fazendo uma farofa. Medi mais 400g de água morna e fui adicionando e misturando com as mãos. A massa deve ficar úmida, mas sem grudar muito nas mãos.
Trabalhei a massa até ficar bem bonita, fiz uma bola e deixei descansar no bowl, coberto com um pano, em ambiente morno, até dobrar de volume.
Para o segundo descanso, você vai precisar de uma bacia pequena - um pouco maior do que a massa- e um pano de prato.
Abri o pano de prato seco, cobrindo a bacia e polvilhei bastante farinha de trigo, por todo ele. Fiz denovo uma bola com a massa e a coloquei na bacia, com a parte de baixo para cima, polvilhei mais farinha e tampei com o próprio pano de prato. É importante envolver bem a massa por ela ser mole. Se a deixamos crescer direto na forma, sem apoio, pode murchar para os lados..
Deixei crescer mais um tempo, até dobrar de volume. Liguei o forno elétrico no máximo e já coloquei uma forma vazia embaixo para jogar o gelo depois. Quando o forno chegou na temperatura, descobri o pão e virei a bacia em uma forma untada. Fiz os cortes e forno! *Na mesma hora que for colocar o pão no forno, lembrar de jogar 2 pedras de gelo na forma vazia e já super aquecida que estava lá dentro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário