15 de set. de 2009

Pão do Alemão

Voltando aos velhos tempos de padaria em Brasília, resolvi fazer um pão muiito parecido com aqueles pesos pesados de centeio! =) São do tipo bom, saudável, mais. adoro!
- 1 colher de chá de fermento biológico granulado

- 1 colher de chá de açúcar

- 3 xícaras de água morna

- 1 colher de sopa de sal

- 4 xícaras de farinha de centeio

- 4 a 5 xícaras de farinha de trigo branca

- 4 colheres de sopa de kummel

- 1 colher de sopa de semente de erva-doce

- 2 colheres de sopa de mel natural


* Misture a água, o fermento e o açúcar no bowl da batedeira e deixe descansar por 5 minutos. Ligue a batedeira no número 1 e vá adicionando o centeio com o sal, depois a de trigo. Deixe bater até desenvolver o glúten, então adicione as sementes e o mel.

* Forme uma bola e deixe crescer 2 horas, ou até dobrar de volume. Depois disso, abaixe a massa com os punhos e deixe crescer denovo. Dê forma ao seu pão e ponha pra descansar em um cesto forrado com pano de trama aberta por mais 2 horas.

* Unte a forma, transporte o pão para ela e pincele água por cima. Decore com sementes ou com farinha de centeio peneirada bem fininha. Já com o forno aquecido a 250C, coloque o pão para assar e borrife água para fazer vapor. O ideal é borrifar 3 vezes (nos 10 primeiros minutos de forno). Depois, abaixe a temperatura para 210C e asse por mais 40 min. Deixe ele inteiro, sem cortar por 1 hora para que asse no centro.


Uma mistura da receita Pão de Centeio à Rita do livro Minhas receitas da Provence e das dicas que peguei no estágio. A mistura do fermento, da água e do açúcar no começo não fa z muito a minha cabeça, mas decidi fazer só pra ver que pasa.. =)

O meu ficou bom, e o seu?! haha

Um comentário: